Editorial

e hoje ainda sofremos com estradas precárias, mal pavimentadas, sem iluminação e de mão simples, imagine como era cem anos atrás. Em 1917, viagens de automóvel – ainda que de curta distância – eram quase um rally.

 

Hoje é comum alguém sair de Joinville (SC) pela manhã, tratar do que tem a fazer em Curitiba (PR) durante o dia e descer a serra no final da tarde, tomando o caminho de volta. Pois naquele tempo um jornal relatava a proeza de uma “excursão de ensaio”, que tinha sido capaz de cumprir o trajeto sobre quatro rodas em pouco mais de dez horas (veja em História ao Vivo). A foto da capa dessa edição não é da viagem em questão, mas foi tirada na mesma época.

 

Os primeiros passos da era do automóvel são também o assunto desta edição em Acredite se Puder, que traz um anúncio onde era propagandeado o primeiro grande sucesso da história da Chevrolet, já disponível no mercado brasileiro apenas dois anos depois de ser lançado nos Estados Unidos. Para ver mais fotos do charmoso e econômico Modelo 490, visite Do Lambe-lambe.

 

Na seção Deu no Jornal, a estória de um abuso de confiança mostra como as dificuldades de deslocamento daquele período podiam criar problemas adicionais de todo tipo.

Jornal Retrô - Boa leitura!
Jornais de época do Arquivo Histórico de Joinville

Siga-nos!