Deu no Jornal

Pebóla ou Pébola?

azia mais de dez anos que as regras do futebol tinham sido vertidas para o português (veja em História ao Vivo), mas os termos em inglês ainda permeavam a prática. O editor do Jornal de Joinville resolveu dar um basta nisso, já passava da hora de abrasileirar o esporte. E ele decidiu começar logo pelo próprio nome da atividade, traduzido literalmente por... Pebóla! Afinal, foot em inglês não se traduz por “pé” e ball não é “bola”? Sorte que não pegou.

 

Em nota de junho de 1926, o jornal tratava da viagem do “combinado catharinense” para disputar o “4º Campeonato Brasileiro de Pebóla”, que estrearia na competição contra os paulistas. Naquele tempo o torneio era disputado por representações estaduais, uma tradição que sobreviveu com força no Brasil até os anos 60, em paralelo à atividade dos clubes. Em 1926 eram 16 equipes, chaveadas no formato de copa, começando das oitavas-de-final.

 

pebola-jornal-retro

 

A notícia dá conta que os joinvilenses América e Caxias não teriam representantes no selecionado estadual, por ainda não estarem filiados à Liga Catharinense, sendo, portanto, convidados a isso. Segundo o jornal, a cidade tinha “elementos de valor”, capazes de “emparelhar com os do combinado, principalmente uma ala direita como Waldemar e Candinho, talvez a melhor do Estado”.

 

As expectativas em relação ao confronto com os paulistas eram cautelosas. A nota informava que o adversário era “possuidor de um quadro formidável”, tendo derrotado o combinado paranaense por 7 a 3.

 

Sem Waldemar e Candinho

 

Em outra nota, de setembro do mesmo ano, o Jornal de Joinville relata o embarque do “combinado catharinense” para São Paulo, por “via marítima”, aproveitando para fazer um novo teste no termo com que se referia ao futebol. Dessa vez o escolhido foi Pébola, com acento no “e”, talvez mais fácil de pronunciar e, na visão do editor, com maior chance de cair na boca do povo...

 

Waldemar e Candinho parecem ter mesmo feito falta, porque os catarinenses foram encaçapados por 16 a 0 pelo selecionado de São Paulo, no único jogo que disputaram por lá - os paulistas seriam os campeões de 1926.

Jornal-de-Joinville-30-06-1926pebola-Jornal-Retro
pebola-jornal-retro-2

Jornal de Joinville

30/06/1926

Jornal-de-Joinville-23-09-1926-pebola

Jornal de Joinville

23/09/1926

Siga-nos!