Do Lambe-lambe

Loteria militar

desfile-sete-setembro-jornal-retro
  • Selecionados

    A montagem reúne três fotos do desfile de 7 de setembro de 1917, no Rio de Janeiro, e provavelmente retrata alguns dos sorteados no primeiro sorteio militar, realizado em dezembro do ano anterior. Em cima aparece o Batalhão do Tiro número 23 (do Estado de Pernambuco), no meio o Batalhão dos Empregados no Comércio do Rio e embaixo o Batalhão Acadêmico de São Paulo.

Revista A Cigarra

Fonte: Biblioteca Nacional

presidencia-fon-fon-1918-jornal-retro
  • Presidência

    O presidente da República em exercício, Delfim Moreira (Centro), prestigia um sorteio militar em janeiro de 1918, no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. À direita dele está nosso velho conhecido da Edição 1, o general Caetano de Faria (ministro da Guerra), e à esquerda o ministro da Marinha, Antonio Coutinho Gomes Pereira, ambos trajando a farda branca de gala. Mais à direita do presidente, com um chapéu branco na mão, o poeta Olavo Bilac também marca presença.

Revista Fon Fon

Fonte: Biblioteca Nacional

globo-da-sorte-fon-fon-1918-jornal-retro
  • Globo da sorte

    Ao lado direito da foto, no mesmo procedimento de janeiro de 1918, é possível ver o grande globo em que eram depositados os nomes dos “sorteados” no bingo militar e teriam que servir o Exército. Sentados à mesa aparecem os integrantes da junta militar que presidia a seção.

Revista Fon Fon

Fonte: Biblioteca Nacional

as-bolinhas-fon-fon-1918-jornal-retro
  • As bolinhas

    Alinhadas sobre o balcão estão dispostas as bolinhas onde se inseriam as informações dos jovens concorrentes ao sorteio militar, sob o olhar de ansiedade da plateia.

Revista Fon Fon

Fonte: Biblioteca Nacional

Siga-nos!